Aconteceu, na noite de ontem, 11/12, o lançamento do cordel intitulado PATOS, TE AMO PATOS, de autoria do poeta patoense, Ramon Medeiros. O evento foi realizado na pra Getúlio Vargas e fez parte das atividades de encerramento do ano letivo da Secretaria de Educação do município. Na oportunidade, o poeta fez o lançamento do cordel, distribuiu autógrafos aos que passaram em seu stand e participou de sessão de fotos com os que levaram o seu trabalho pra casa.
PATOS, TE AMO PATOS, foi editado a partir da Lei de fomento cultural Paulo Gustavo, em edital lançado no ano de 2023 e regida no município pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT. O poeta destaca a importância dos incentivos para a cultura em todas suas áreas e faz um enfoque especial para a literatura de cordel: “Investir em cultura é investir em gente, investir no povo, nos talentos individuais e coletivos que temos em nosso município, é proporcionar oportunidades iguais as mais diversas manifestações culturais e levar a arte para a rua, para o conhecimento do público. Temos diversos artistas e profissionais competentes em todos os segmentos, seja no audiovisual, na fotografia, na dança, no teatro, na música e na literatura. Para o cordel, de forma especial, o que precisamos é, sobretudo, de espaço e oportunidades, porque publicar é caro e difícil. Leis como a Aldir Blanc e Paulo Gustavo são instrumentos que fazem girar a roda da cultura, dão a respaldo a nomes já conhecidos e revelam novos talentos”.
Como contrapartida social, Ramon fez a doação de 500 exemplares á Secretaria Municipal de Educação para serem distribuídos e trabalhados em sala de aula pelos professores e alunos do município de Patos e diz que espera que o cordel seja cada vez mais conhecido e divulgado por pessoas de todas as unidades.