Brasília (DF) – O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, recebeu nesta quarta-feira (11) a visita do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e do deputado Luiz Nishimori (PSD-PR), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão. No encontro, foram discutidas iniciativas para ampliar o comércio bilateral e fortalecer intercâmbios culturais, políticos e diplomáticos.

O embaixador Teiji Hayashi reforçou o interesse do Japão em expandir o comércio com o Brasil, especialmente no setor de carnes, e aproveitou para formalizar um convite a Hugo Motta. “O grupo parlamentar Brasil-Japão está muito bem consolidado e em 2025 os países celebrarão 130 anos de relações diplomáticas. Isso reflete o compromisso entre os dois países, que deve ser expandido. Fica aqui o convite para que o senhor, deputado Hugo Motta, visite o Japão e conheça de perto nosso mercado e cultura.”

Hugo Motta ressaltou a importância de uma relação próxima e estratégica entre Brasil e Japão, destacando o papel fundamental tanto do Itamaraty quanto da Câmara dos Deputados na construção de parcerias internacionais sólidas. “O Itamaraty funciona muito bem, com profissionais altamente capacitados espalhados pelo mundo, que têm contribuído significativamente para o Brasil, especialmente no âmbito comercial. O agronegócio e a mineração são pilares da nossa economia e reforçam a necessidade de estreitarmos laços com parceiros estratégicos como o Japão. Além disso, a Câmara dos Deputados tem um papel essencial nesse processo, promovendo diálogos e cooperações. Por isso, à frente da Casa, estaremos comprometidos em gerar benefícios concretos para os dois países.”

Para o parlamentar, é momento de apresentar de maneira mais firme as potencialidades do Brasil ao mundo. “Temos setores altamente capacitados e de grande qualidade de entrega, a exemplo do agronegócio, e precisamos buscar formas de fortalecê-los para que consigamos contribuir com a geração de emprego e renda, além do reconhecimento interno sobre nosso potencial competitivo, que não deixa a desejar a nenhum outro país”, enfatizou.

O deputado também ressaltou a longa história de cooperação entre Brasil e Japão. “Os países compartilham uma amizade de longa data e 2025 será um ano especial, com intercâmbios culturais, políticos e comerciais na celebração dos 130 anos de relações diplomáticas. Contem com o apoio da Câmara para fortalecer essa parceria histórica”, afirmou Motta.

Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato e Gilclécio Lucena / Ascom da Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem