Nesta quarta-feira, dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e em parceria com o Ministério Público do Trabalho na Paraíba, lançou a campanha "Patos que Protege: Diga Não à Violência Sexual e ao Trabalho Infantil". O evento, realizado na Praça Edvaldo Mota, marcou o início das ações de prevenção durante os festejos juninos na Capital do Sertão.


 


A campanha, que também aborda a exploração sexual de crianças e adolescentes, aproveita a visibilidade das festividades juninas para conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil. A iniciativa visa romper com o paradigma de que é normal ver crianças e adolescentes trabalhando nas ruas. O trabalho infantil não só priva essas crianças de direitos básicos como o acesso à educação, ao lazer e à saúde, mas também viola seus direitos fundamentais.


 


O lançamento contou com apresentações culturais de dança, ginástica rítmica e leitura de cordel realizadas por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS, sob a mediação das facilitadoras das oficinas.


 


Estiveram presentes no evento autoridades do município e estado, incluindo o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley, o Prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Wanderley. Além desses, representantes de várias entidades como o Juizado da Infância e Juventude de Patos, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, a Defensoria Pública, secretarias e órgãos do município, também participaram, demonstrando a união de forças para combater o trabalho infantil.


 


O procurador Rogério Sitônio Wanderley destacou a importância de conscientizar o poder público e a sociedade civil sobre a necessidade de enfrentar o trabalho infantil, que infelizmente tem crescido no Brasil. " É uma campanha que envolve toda a rede de proteção e que faz com que essa rede trabalhe de forma coordenada para nas festividades do São João, nós possamos combater de forma eficaz o trabalho infantil no município de Patos e em outros locais de festividades, pelo Estado da Paraíba”.


 


As equipes que irão trabalhar durante os dias de festa, já iniciaram a adesivagem de cartazes da campanha nos estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, hotéis e motéis da cidade, reforçando a mensagem da campanha e garantindo que a proteção às crianças e adolescentes esteja sempre em foco.


 


A campanha "Patos que Protege”, instituída pela Lei Municipal Nº 4.892/2017, tem sido uma ferramenta essencial para a conscientização e a proteção de nossas crianças e adolescentes. Este ano, a campanha com a integração de diversas ações e parceiros, está tornando o São João de Patos em um evento seguro e livre do trabalho infantil.


 


Denuncie Exploração do Trabalho Infantil:


Disque 100


Aplicativo MPT Pardal


Site do MPT (www.mpt.mp.br)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem