O deputado estadual, Dr. Taciano Diniz, que também é médico, fez um pronunciamento durante a 11ª Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira, 02 de abril de 2024, sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. 


Taciano lembrou que essa data, 2 de abril, foi criada no ano de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção e conscientizar a população mundial sobre o autismo. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o autismo afeta 1 em cada 100 crianças no mundo.


O deputado fez questão de enfatizar a importância da redução do preconceito das pessoas e que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é uma doença e sim uma condição do neurodesenvolvimento humano, que requer acompanhamento multidisciplinar e cuidados profissionais especializados, além de um diagnóstico precoce. 


As características dos portadores do TEA são: Dificuldades na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas com estímulos sensoriais excessivos (som alto, multidões,…), e dificuldade de aprendizagem. 


Diniz chamou a atenção de todas as autoridades e dos governos federal, estaduais e municipais, para garantirem o acesso gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS), e poderem realizar o diagnóstico precoce, o acompanhamento multidisciplinar com os profissionais de saúde e o acesso aos profissionais de educação capacitados nas escolas do nosso estado e país.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem