O município de Patos é mais uma vez referência nacional em educação. Nesta terça-feira (26) a Associação Bem Comum (ABC) divulgou números animadores que demonstram que os investimentos feitos na área tem representado avanços históricos.


Em 2023, de acordo com o levamento, Patos saltou da marca de 39% de estudantes leitores de textos registrada no ano passado, para 57%, o que representa um avanço de 18 pontos percentuais.


O prefeito de Patos, Nabor Wanderley comemorou os números e disse que o momento é para dividir a alegria com a população de Patos.


“É um avanço significativo rumo ao objetivo de ter todas as crianças alfabetizadas até os sete anos de idade. Isso para a gente é motivo de muita alegria, pois, estamos avançando em um setor importantíssimo que é a educação das nossas crianças”, destacou o prefeito.


Nabor aproveitou para parabenizar a secretária de Educação municipal, Adriana Carneiro e toda a sua equipe de coordenadores, gestores e professores.


Adriana Carneiro também ressaltou os números divulgados nacionalmente pela ABC e afirmou que essa nova conquista é fruto de um trabalho planejado.


“Nada do que nós executamos na educação de Patos é por acaso. Tudo é feito através de muito empenho e, principalmente, planejamentos que demandam muito estudo, reuniões e trabalho até a execução. Por isso que a educação de Patos vive em novas perspectivas, com um olhar cada vez mais atento as novas realidades e em busca de alfabetizar as nossas crianças na idade certa”, fomentou a secretária de Educação.


Desde 2022, a Prefeitura de Patos através da Secretaria de Educação implementou o programa META Aprender em parceria com o projeto Educar pra Valer (EpV). Por meio do META, foi criado um cronograma de formação para os professores e de ensino para os alunos dos Anos Iniciais (2º ao 5º ano) pautado na Matemática e na Língua Portuguesa, sobretudo, na escrita, fluência leitora e oralidade.


Dentro das escolas municipais, foi criado um grande movimento em prol da educação. Livros escolares próprios do META foram entregues aos alunos, alfabetomêtros passaram a medir diariamente, dentro das salas de aula, a fluência leitora dos alunos, e painéis visíveis foram instalados dentro das escolas para a contagem diária dos alunos e acompanhamento da quantidade de faltas. Além disso, houve um acompanhamento ainda mais minucioso dos alunos para diagnosticar e acompanhar as ausências na escola.

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