O Instituto de Longevidade apresentou a terceira edição de sua pesquisa, o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL).
A pesquisa revelou que o Município de Patos, localizado no Sertão da Paraíba, supera as cidades de João Pessoa e Campina Grande em termos de qualidade de vida para pessoas com idades 60+.
De acordo com o levantamento Patos ocupa a posição nº 71 do país, em se tratando de cidades consideradas de grande porte. Superando a Capital paraibana, João Pessoa (118) e Campina Grande (209).
Realizado em 2023, esse instrumento mede o grau de preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento de suas comunidades. Nessa edição, a pesquisa passou por transformações, o que tornou possível avaliar todos os municípios brasileiros no seu preparo para acolher sua população idosa.
O IDL
O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) é um projeto do Instituto de Longevidade. Com este Índice, são reveladas as atuais condições de todas as cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de atender às necessidades básicas de vida e oferecer bem-estar, destacadamente a dos adultos mais idosos.
A pesquisa
A terceira edição do IDL traz mudanças consistentes em sua estrutura. A composição geral dos rankings do IDL 2023 é baseada em três variáveis: Economia, Socioambiental e Saúde. Em cada variável, 23 indicadores são analisados. Na edição 2020 da pesquisa, o índice contava com 50 indicadores, distribuídos em 7 variáveis, e foram avaliados 876 municípios. Com a redução no número e a seleção de novos indicadores, conseguimos incluir todos os municípios brasileiros na análise.
O IDL utiliza os dados publicamente disponíveis oriundos de fontes oficiais, preferencialmente. Assim, os dados foram coletados em órgãos públicos, tais como INSS, IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, Tesouro Nacional, entre outros.
Confira imagens: