Junto à bancada feminina da Assembleia Legislativa da Paraíba, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) participou nesta segunda-feira, 02 de Outubro, do lançamento da campanha “Faça sua mamografia. Quem se cuida, não adia”, abrindo o Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama.
Durante sessão especial, a deputada reforçou o trabalho pela chegada do tratamento em radioterapia no Hospital do Bem, referência no combate ao câncer, no Sertão paraibano.
“A chegada do Hospital do Bem, que já realiza vários tipos de quimioterapia, representou um avanço histórico no enfrentamento ao câncer no Sertão, mas, o nosso trabalho é para que a mulher, diagnostica com câncer de mama receba o tratamento completo, incluindo a radioterapia, perto de sua família, no interior”, enfatizou a parlamentar.
Francisca Motta alertou para os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em fevereiro de 2023, prevendo que até 2025, 28,1% da população feminina do Nordeste, deve ser diagnosticada com câncer de mama.
“Só este ano são estimados mais de 70 mil diagnósticos no Brasil. É uma doença causada por vários fatores, mas, que tem cura, quando diagnosticada precocemente. Esta é a nossa grande mensagem. Precisamos incentivar a mamografia e a prevenção”, acrescentou Francisca.
Participaram da sessão, as deputadas Jane Panta (PP), Daniele do Valle (Republicanos) e Dra. Paula (PP); além dos deputados João Gonçalves (PSB) e Adriano Galdino (Republicanos). Médicas, advogadas, jornalistas e membros da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, também contribuíram.
A parlamentar sertaneja lembrou ainda, o trabalho realizado para a construção da Casa de Apoio em Patos, e antecipou a luta pela ampliação de leitos no Hospital do Bem.
“Quando prefeita de Patos, tive a felicidade de doar o terreno para a construção de uma Casa de Apoio, através de uma grande parceria com um empresário local, e a ONG Amigas Viva a Vida. Esta casa de acolhimento ajuda mulheres de todo o Sertão, que enfrentam o tratamento contra o câncer em Patos. Mas, precisamos fortalecer, ainda mais, esta rede de suporte e apoio no Sertão. Por isso, já solicitamos ao Governo do Estado, a ampliação de leitos no Hospital do Bem”, confirmou a parlamentar.
_Assessoria_