Em semana movimentada na Assembleia Legislativa da Paraíba, a deputada Francisca Motta (Republicanos), parabenizou ontem (22), o prefeito Nabor Wanderley, pelo fechamento oficial do Lixão de Patos.


A desativação da área de sete hectares, que existia há  mais de quarenta anos, ocorreu no último dia 17 de Agosto, na presença de autoridades políticas, jurídicas e militares. 


Francisca Motta reconheceu o esforço da gestão municipal em resolver um problema estruturante, que impactava diretamente na saúde da população e no meio ambiente.


“Foi um trabalho que começou cedo. O prefeito Nabor superou diversas etapas, solucionando, inclusive, a situação dos catadores de recicláveis. Para fechar definitivamente um lixão, em uma cidade com mais de cem mil habitantes é preciso muita vontade e compromisso com as pessoas. Parabéns também, a toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente e autoridades envolvidas”, enfatizou.


Há mais de 40 dias todo o lixo de Patos já estava sendo destinado para o Aterro Pajeú, localizado no município de Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco. Nos próximos anos, a antiga área  do lixão passará por um grande processo de descontaminação e recuperação ambiental, para ser devolvida à população. 


*_Debate sobre queda no repasse do FPM*_


Ainda na Tribuna da Casa de Epitácio, a parlamentar reforçou o apoio do seu mandato à luta dos prefeitos paraibanos, contra a redução drástica dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


Em sessão especial ocorrida na manhã desta quarta-feira (23), Francisca Motta dialogou com prefeitos de toda Paraíba, e defendeu união do Nordeste frente à resolução do problema.


“O Nordeste já sofreu muito, já foi muito penalizado no Orçamento Público. O FPM é um direito constitucional dos municípios e deve ser fortalecido. É o principal recurso que prefeituras pequenas tem para manter serviços essenciais. O presidente Lula, que recebeu uma grande votação no Nordeste, e que conhece de perto a realidade desses municípios, precisar dar uma resposta definitiva para esta situação”, pontuou a parlamentar.


A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), confirmou paralisação, que já conta com adesão de mais de cem prefeitos da Paraíba, no próximo dia 30 de Agosto. “Sem FPM não dá! As Prefeituras vão parar!” - é o lema do protesto que pretende movimentar à Capital paraibana.


_Assessoria_

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem