A Câmara Municipal de Patos aprovou em 2ª votação nesta quinta-feira (13.07), por unanimidade, o PL Nº 090/2023 que dispõe sobre a criação do espaço do ‘grau’ destinado à prática do wheelie, esporte de manobras feitas em uma roda com motocicletas. De acordo com o projeto, a gestão municipal ficará responsável pela escolha do espaço seguro para a prática desse esporte.
De autoria do vereador Sgt. Patrian (Rede), a iniciativa, segundo fundamenta o parlamentar, partiu dos próprios praticantes que utilizam áreas remotas da cidade, como loteamentos e campos de pelada sem a devida autorização. “Como consequência disso, a Polícia Militar e os órgãos de trânsito são acionados constantemente para impedir a prática dessa atividade.”, relatou o edil, justificando a matéria. “Uma solução para um problema que se arrasta há anos, pois evita que essa atividade seja praticada em via pública. Mesmo sendo crime e infração gravíssima de trânsito, a gente sabe que é praticado. Estamos trazendo a solução para esses jovens na sua grande maioria periféricos que não têm acesso a um espaço público para essa prática que eu entendo como esporte.”, acrescentou.
O parágrafo II do Artigo 1º, estabelece que a STtrans – Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos, pode oferecer apoio durante os eventos, para garantir a segurança aos participantes e o público espectador.
“GRAU”
Wheelie, também conhecido como wheeling, ou stunt, é uma prática de malabarismo com motocicleta ou bicicleta. Consiste em realizar manobras nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes, onde apenas uma roda do veículo se mantém no chão.
O termo Wheelie é anglófono e quer dizer “Empinar”, porém no Brasil usa-se para designar a prática como um todo, não apenas para o ato de empinar.
Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como “The Wheelie King”, ou seja, o Rei do Wheeling. No Brasil essa modalidade tem crescido e conquistado públicos.
CM