A plataforma de Saúde Hmais foi idealizada para Patos após estudo de mercado detalhado e das demandas em Saúde de uma região que abrange quase um milhão de Pessoas do interior da Paraíba e de estados vizinhos.
Investimentos de mais de 60 milhões de reais já começaram a ser feitos, de forma que a fase I do projeto que é dividido em 3 fases, começa a sua operação em julho de 2023.
O projeto consolidará Patos como um polo de prestação de serviços de saúde privado, de saúde suplementar e de atendimento ao SUS, com geração de 50 empregos diretos na sua fase I e cerca de 300 empregos em sua fase II.
Além da geração de emprego e renda é acrescida á essa cadeia de valor a circulação de pessoas que consumirão no comércio local na busca por diagnóstico e tratamento de excelência que o HMAIS proporcionará.
Quando da sua concepção,o projeto contemplou três pilares basais com impacto loco-regional: 1-geração de emprego e renda, 2- prestação de servicos de saúde com excelência e humanização a população inclusive do SUS e 3-sustentabilidade ambiental.
No que tange a sustentabilidade ambiental , o projeto da fase I em conclusão utilizou técnicas de construção seca, em que o uso de materia prima retirada da natureza e a produção de sobras foi a menor possível, através de uma construção modular com uso de dry wwall e painéis isotérmicos, conseguimos reduzir consideravelmente o consumo de materiais provindos do meio ambiente. Reuso de água e uso total de fontes de energia renovável (usina de energia solar) também já está em execução.
No entanto, nosso propósito de sustentabilidade foi além e resolvemos apostar em um projeto pioneiro de revitalizção da área que faz parte do nosso terreno situada ás margens do Rio Espinharas. O objetivo é iniciar uma parceria público-privada que envolva o município, universidades e entidades ambientais para criação de um parque ambiental com área inicial de 4.000 metros e possibilidade de ampliação que contemple a adequada drenagem da água para o Rio, correção das áreas de erosão, introdução de vegetação nativa, jardinagem,área de descanso para usuários pedestres,facilidades para ciclistas, implantação de um café em container ( sem construção e com reuso de materia prima descartada), dentre outros.
Para avançar nesse projeto a Plataforma Hmais já protocolou ofícios á Secretaria de Meio Ambiente de Patos solicitando orientações e sugestões para o início do projeto ao tempo em que também recorreu á Câmara Municipal do Município para que entidades da sociedade possam conhecer e fazer sugestões para o projeto, cujo ideal é que seja pensado e idealizado em várias mãos.
A localização dessa área, que faz parte do terreno adquirido pelo Hmais permite que haja um benefício para centenas de pessoas que diariamente praticam atividade física na Alça Sudeste, seja através de corrida, caminhada ou ciclismo. Será um projeto pioneiro,inovador e sustentável no interior da Paraíba que contribuirá para o bem estar das pessoas e reforça o pilar social que o Projeto Hmais abraçou.
Head Plataforma Hmais Patos