O evento tem como objetivo reunir grupos populares da cultura para elaborar propostas de políticas públicas culturais e incluí-las na gestão pública cultural do município.


As questões debatidas por cada segmento cultural devem pautar a grande Conferência, a ser realizada ainda esse ano. Elas também servirão para orientar sobre o processo de eleição dos representantes para a Conferência Estadual, que por sua vez, vai eleger representantes para a Nacional.


Para a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Perla Alves, é importante o município seguir as orientações do MINC: Como recomendação do Sistema Nacional de Cultura, as pré-conferências municipais são espaços para fomentar o diálogo entre a sociedade civil e o poder público no segmento cultural. De acordo com a Lei 4.338/2014 do Sistema Municipal de Política Cultural de Patos, no Art. 48, parágrafo 3º, fala que a Conferência Municipal de Cultura é precedida por Conferências Setoriais e Territoriais. 


A orientação do Conselho Municipal de Política Cultural de Patos, na última reunião do dia 03/05, é que sejam realizadas 3 pré-conferências, onde cada espaço irá discutir com 3 segmentos da cultural. Essas pré-conferências irão mapear as demandas Setoriais, ou seja, as demandas de cada segmento artístico cultural conforme suas identidades para garantir a manutenção do Sistema e a construção do Plano Municipal de Política Cultural do município, de acordo com o disposto na lei.

 

O Sistema Municipal de Política Cultural é uma ferramenta que objetiva formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes pactuadas com a sociedade civil. Como um componente desse Sistema temos o Plano Municipal de Política Cultural que é um documento multisetorial de planejamento de políticas culturais, com duração de dez anos, que contempla a diversidade das expressões culturais e tem por finalidade promover o pleno exercício da cidadania e dos direitos culturais. Estabelecendo mecanismos de gestão democrática e colaborativa entre o poder público e a sociedade civil.


O evento tem total apoio da SECULT e da Secretaria de articulação social. 


O que é a cultura popular?


Representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos, ligados ao povo. Ela reúne elementos e tradições culturais os quais estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, destacam-se também a literatura, teatro, culinária. Criando assim a Identidade Cultural de um povo.


ASCOM.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem