O deputado estadual Taciano Diniz (União Brasil) solicitou ao Governo da Paraíba que faça um concurso público com 7.500 vagas para a Polícia Militar. O Requerimento foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba na última sessão.
Como justificativa, o parlamentar ressaltou que o estado tem pouco mais de 7 mil homens e mulheres na ativa, necessitando de um efetivo total de 15 mil policiais militares. Taciano também alertou que todos os batalhões estão trabalhando com metade do contingente necessário.
— Isso tem deixado várias cidades da Paraíba sem a presença diária de policiais, fazendo com que ocorra a sobrecarga de serviços e escalas extras ao destacamento, causando transtornos a nossa sociedade, além da grande defasagem na segurança pública estadual, facilitando as ações dos delinquentes, com o aumento de furtos e roubos — disse Diniz no Requerimento.
O último concurso do órgão realizado no estado foi em 2018. Recentemente o comandante da PM anunciou a publicação do edital de um novo certame para maio. Segundo ele, a previsão é para apenas 1000 vagas.