Mais um importante debate entrou em pauta na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) por proposição do deputado estadual Taciano Diniz (União Brasil). Nesta terça-feira (04), uma sessão especial discutiu a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), oportunizando o combate ao preconceito e a luta por políticas públicas em prol das pessoas com autismo.


A sessão teve a presença dos deputados Bosco Carneiro, Camila Toscano e Eduardo Carneiro e participação de pais, entidades, representantes do governo estadual, da sociedade civil, que juntos discutiram sobre a necessidade de implantar ações que colaborem efetivamente com a ampliação da assistência. 


O número de pessoas com o transtorno tem avançado em todo o mundo. De acordo com Taciano, estudos recentes apontam que uma em cada 36 crianças tem autismo, e é preciso fortalecer o diagnóstico precoce. 


Na Paraíba, grupos e associações vêm clamando por mais políticas de apoio. Durante a sessão, mães se emocionaram partilhando suas dificuldades e desafios com seus filhos autistas. 


“Não apenas como parlamentar, mas também na condição de médico, tenho um compromisso com essa bandeira. Precisamos conscientizar ainda mais para evitar o preconceito, mas também precisamos diagnosticar o transtorno precocemente, assim como criar condições de apoio, acolhimento e acesso multidisciplinar”, destacou o deputado Taciano.


A sessão especial que tratou amplamente o tema faz parte das ações alusivas ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, que tem como tema este ano “Mais informação e menos preconceito”.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem