A Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTRANS) deu início ao longo desta última semana, à instalação de lombadas eletrônicas em dois pontos da Avenida Manoel Mota, principal via pública que corta os bairros da zona sul da cidade de Patos.
O superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, falou sobre a instalação dos equipamentos, que estão sendo colocados próximo ao prédio do Conselho Municipal de Saúde e perto da UBS Maria Marques, ambos no bairro do Jatobá.
Segundo ele, a quantidade de veículos que circulam diariamente na cidade de Patos têm crescido de forma significativa, aumentando, consequentemente, o número de acidentes, e a zona sul é um dos pontos onde se concentra um fluxo maior dessa quantidade de veículos, por ligar a Capital do Sertão a outros Estados.
Após o recapeamento asfáltico da Avenida Manoel Mota, Elucinaldo conta que houve uma crescente no número de flagrantes de motoristas que trafegam em alta velocidade pela via, aumentando também os acidentes na localidade.
A população, em especial da zona sul, passou a cobrar da Administração Pública alguma medida para diminuir esse excesso de velocidade e, por conseguinte, o número de acidentes.
Foi então realizado um estudo de viabilidade técnica para a implantação dos equipamentos e a STTRANS deu início à instalação das lombadas eletrônicas. A velocidade máxima permitida será de 40 km/h.
O superintendente ainda lembrou que toda via será sinalizada para que os condutores e a população em geral fiquem orientados e atentos para o limite de velocidade permitido na avenida.
Elucinaldo frisou que o objetivo não é multar ou penalizar, mas sim preservar vidas e evitar acidentes: “Na maioria das vezes a população só tende a respeitar as normas de trânsito quando se mexe no bolso, e o excesso de velocidade naquele perímetro urbano é gritante. Então, com isso, nós estamos implantando dois equipamentos chamados lombadas eletrônicas, para induzir o motorista a andar em baixa velocidade naquela localidade”, comentou o superintendente.
Para finalizar, Elucinaldo ressaltou que a STTRANS tem o planejamento de implantar o equipamento em outras vias da cidade, mas que inicialmente as atenções estarão voltadas para a localidade pelo grande número de sinistros acontecidos.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Patosonline.com