Na véspera do dia 18 de fevereiro, Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, data destinada a conscientizar sobre danos e doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar, tanto em homens quanto em mulheres, a Câmara Municipal de Patos-PB aprovou um Voto de Aplauso para a Fazenda da Esperança, administrada pela Diocese de Patos. 

O requerimento Nº 174/2023, de autoria do vereador Fernando Rodrigues Batista (Nandinho), do Avante, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária desta quinta-feira (17). “Desde 2014 que a Fazenda da Esperança vem salvando vidas com o tratamento de pessoas que sofrem de dependência química, não somente o álcool, como outras drogas. Por tanto, de público, faço aqui esse reconhecimento as equipes desse projeto importante administrado pela Diocese, que funciona como uma clínica para dependentes, onde profissionais voluntários trabalham com muito amor e dedicação. ”, justificou o parlamentar.

Fazenda da Esperança

A Fazenda da Esperança é um centro para recuperação de toxicodependentes criado pelo frade franciscano Hans Stapel e pelo leigo Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos em 1979 no município de Guaratinguetá, estado de São Paulo. Atualmente, existem mais de 150 unidades estruturadas em 24 países, em quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. No Brasil são mais de 105 comunidades, espalhadas em todos os estados; 21 são para acolhimento de mulheres.

Na Paraíba

Em todo o estado existem 04 unidades. 02 em Alhandra: a que leva o nome do Padre Ibiapina, um dos principais padres da história do Estado e do Brasil e a que leva o nome de Nossa Senhora da Guia, masculina e feminina, respectivamente; 01 em Guarabira, batizada com o nome do primeiro bispo da cidade, dom Marcelo Pinto Cavalheira e a da cidade de Condado, Região Metropolitana de Patos, que recebeu o no nome do Santo João Paulo II.

A Fazenda da Esperança mantida pela Diocese de Patos foi aberta oficialmente durante uma Celebração Eucarística presidida pelo Bisbo Diocesano Dom Eraldo Bisbo da Silva, no dia 14 de dezembro de 2014, com a participação de centenas de fiéis católicos. O evento contou ainda com a presença de autoridades públicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de várias cidades do Sertão, que apoiam o projeto.

Acolhimento

De acordo com o portal oficial da Fazenda da Esperança, a instituição acolhe homens e mulheres com idade entre 18 e 59 anos que desejam, livremente, se recuperar de drogas, álcool e outros tipos de vícios. É necessário entrar em um processo pedagógico de 12 meses de duração. Quem pretende viver esse desafio dá o primeiro passo através de uma carta escrita de próprio punho, manifestando os motivos da sua vontade em buscar vida nova. A pessoa interessada em uma vaga deve enviar seu pedido de ajuda à comunidade mais próxima de sua residência.

Por Assessoria/Câmara Municipal


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem