No próximo dia 14 de dezembro o município de Matureia completa 27 anos de história, e para comemorar esta data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo preparou uma programação especial de celebração de mais um ano de crescimento e evolução de Matureia.
A programação do evento conta apresentação do grupo municipal de capoeira Negro Fujão, exposição de artesanatos produtor pela Arte em Barro de Matureia; exposição de Rosas do Deserto cultivados no município; mostra de artesanatos da arte em madeira de Taperoá – PB; exposição de literatura de cordel (Coletivo Cultural Zé Limeira); exposição de produtos apícolas da Associação de Apicultores de Matureia; e Recital de poesia (Coletivo Cultural Zé Limeira e poetas da região).
A festa ainda conta com apresentações musicais, de Hanny Mendonça, Maciel Melo e Zé Nilton do Acordeom. A final do Campeonato Municipal de Futebol 2022 e a abertura da iluminação natalina da cidade também irão fazer parte desse dia de comemoração.
HISTÓRIA
O povoado de Matureia pertencia ao município de Teixeira - PB. Durante sua formação evoluiu da condição de ponto de passagem de mercadores e tangerinos de gado para um arruado que ficou famoso pelo fenômeno vegetal da prolongada maturação dos seus cajueiros. Os maturis, como são chamados os cajus novos, ainda verdes (pedúnculos) tinham longa maturescência na região, o fenômeno tem explicação científica: Matureia fica muito próxima às elevações serranas que culminam no Pico do Jabre, o ponto mais alto do Estado da Paraíba e segundo da região Nordeste. A Vila de Matureia foi transformada em cidade, desmembrando-se de Teixeira, por meio da Lei 6.175 de 14 de Dezembro de 1995.
São considerados fundadores do município os ascendentes das famílias Dantas, Jerônimo, Vasco, Maia, Costa e Firmino.
CRESCIMENTO
Abrigando o ponto mais alto do Estado da Paraíba, nesses 27 anos de história, Matureia cresceu não apenas em número populacional, mas na potencialidade do ecoturismo, sendo cenário perfeito para prática de esportes e atividades em meio à natureza na região do Pico do Jabre.
Com uma área de conservação que abrange 852 hectares, o Pico do Jabre dispõem de atributos naturais e abriga uma rica diversidade de fauna e flora. Possuindo 1.197 metros de altitude, é bastante procurado por amantes do esporte do Voo livre por ser um ponto ideal para praticar modalidades do esporte, o Parapente e a asa Delta, além de voos de Paramotor e Rapel.
A prática de esportes de aventuras no Pico do Jabre eleva a potencialidade do turismo no município de Matureia. Dispondo da Rampa de Voo Livre mais alta do Nordeste, o Pico do Jabre atrai amadores e profissionais do esporte de vários estados para conhecer o lugar e participar dos Festivais de Voo livre, que acontecem anualmente no município de Matureia, hoje, reconhecida pela lei nº 10.885 de 26 de maio de 2017 como a Capital Paraibana do Voo Livre.
Com a potencialidade para o turismo, Matureia cresceu em gastronomia, hotelaria, comércio e cultural local. O município também é palco de tradicionais festas juninas e ações de preservação do Meio Ambiente no Pico do Jabre. Atividades que dão visibilidade à Matureia e que enriquecem a imagem da cidade e aumentam seu crescimento a cada dia.