A Secretaria da Receita de Patos, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou, nesta quinta-feira, dia 06 de Outubro, no auditório do SEBRAE, uma sensibilização com coordenadores e diretores de escolas da Rede Municipal de Ensino.
A sensibilização objetivou a institucionalização do Grupo de Educação Fiscal no município de Patos, definição de ações para capacitação dos professores, viabilidade de inclusão do tema no PPP e definição de ação de acompanhamento, uma vez que o decreto de implantação do Programa de Educação Fiscal nas escolas do município foi assinado pelo prefeito Nabor Wanderley em abril deste ano.
Na oportunidade, a diretora da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Secretaria de Estado da Fazenda e auditora fiscal, Elaine Carvalho, apresentou todo o material, como games e gibis, para ser incluído no ano calendário de 2023 da Rede de Ensino do Município, desde os anos iniciais até os anos finais.
A secretária da Receita do município de Patos, Méryclis D’Medeiros, acrescentou porque é importante iniciar a conscientização com relação ao tema desde criança.
“É quando eles vão começar a enxergar a importância de tudo que nós conseguimos de arrecadação, a devolução daquele serviço à população. Tudo o que nós contribuímos volta em serviço de forma que eles são os maiores fiscais da cidadania”, explicou Méryclis.
A Receita Federal informou que já existem, em nível federal e estadual, atores da Educação Fiscal há mais de 20 anos e, a cidade de Patos foi escolhida para ser o plano piloto na Paraíba.
Para Elaine Carvalho, diretora da ESAT, esse trabalho teve início quando o prefeito Nabor Wanderley assinou o decreto criando o grupo de trabalho para implantar a Educação Fiscal no município de Patos.
“Na oportunidade, ele fez uma fala muito apropriada em defesa da educação, exatamente desse casamento de entender a tributação entro desse contexto de formação cidadã, o que é extremamente importante para um trabalho desses. E hoje o auditório estava repleto de pessoas comprometidas em fazer a diferença na educação de Patos”, afirmou.
O trabalho desta quinta-feira foi iniciado com uma sensibilização, porém outras atividades serão realizadas, como capacitações através de plataformas de educação à distância e momentos presenciais.
Meryclis D'Medeiros:
Elaine Carvalho:
Coordecom