A equipe de Pesquisa de Mercado da Secretaria de Defesa do Consumidor (PROCOM – Patos) realizou durante essa semana a pesquisa de preço dos principais produtos comercializados na Semana Santa, que são ovo de páscoa, vinho e pescado.
A pesquisa do ovo de páscoa foi realizada em sete estabelecimentos comercias com marcas e tamanhos diferenciados. Os tamanhos dos ovos são de 125g a 500g e o valor varia entre R$ 7,35 a 57,40.


Já a pesquisa do pescado foi realizada em 12 comércios com sete espécies de peixes, todos baseados no valor do kg. O bacalhau teve uma variação entre R$ 24,90 a 37,50; o filé de tilápia entre R$ 24,70 a 27,00; o peixe tilápia entre R$ 11,69 a 17,00; filé de merluza entre R$ 17,99 a 24,40; peixe dourado entre R$ 19,90 a 33,99; peixe corvina entre R$ 9,39 a 12,99 e filé de panga R$ 15,79 a 18,90.

O vinho teve pesquisa realizada em 14 estabelecimentos e seis marcas, em garrafas que variam nos tamanhos de 750 ml a 890 ml. Os vinhos de 750 ml tiveram variações entre R$ 7,85 a 16,49; já o vinho no tamanho de 870 ml teve uma variação no valor entre R$ 3,50 a 3,89 e os vinhos de 890 ml entre R$ 2,49 a 3,48.

O secretário do PROCON, Bruno Maia falou sobre a importância das pesquisas realizadas.

“A Semana Santa se aproxima, então tivemos o cuidado de fazer a pesquisa dos produtos relacionados a esse feriado. Foram pesquisados mais de 44 itens e encontramos uma variação bastante considerável de preço, que pode gerar uma grande economia para o consumidor. Cerca de 40% no pescado e 40% também em alguns vinhos. O que reforça a importância dessas pesquisas no dia a dia do consumidor. O consumidor que está sempre atento às pesquisas do PROCON, terá uma economia considerável na questão financeira”, disse.

COORDECOM

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